JOSÉ ESTEVÃO LINHARES MACHADO

 

    JOSÉ ESTEVÃO LINHARES MACHADO – fazendeiro, poeta e escritor. Foi prefeito de São João da Barra de 1959 a 1962. Escreveu o livro de contos “SERTANEJAS”. Nasceu em 1923 e faleceu em 2003.



Trecho do livro “SERTANEJAS”. PALAVRAS AO LEITOR 

"Sem pretensão alguma fui colecionando o que de interessante pude observar num recanto do ser. tão sanjoanense, onde me criei e vivo e por aqui mesmo espero findar. Talvez, leitor, não venha soar bem aos seus ouvidos algumas palavras ou termos da região. Tranquilamente, nada há de obsceno. Na hora que está em voga no teatro: Hair, Navalha na Carne, Depois da Queda e tantas outras peças que superlotam o recinto. Dirá você: Lá é recinto fechado. Muito bem, estou de acordo. E nas praias? Monoquines, nadaquines!... Poderá você ainda dizer: lá é praia, é calor e verão. Concordo!... E na sociedade? midi-saias e minissaias. Isto aqui na roça tem outro nome, sala de varrer terreiro, vestido canela de fora e por fim a saia do tudo à vista. 

Não sou tão quadrado como você pensa, estou de acordo com tudo isto. Afinal de contas a beleza precisa ser vista e a verdade deve ser dita Se eu não empregasse os termos, como ouvi e senti, confesso que não teria escrito, pois estaria traindo o leitor e, muito mais grave, traindo a mim mesmo Leia, sorria se quiser e guarde algo se puder.

Trecho do livro “SERTANEJAS”. PALAVRAS AO LEITOR Sem pretensão alguma fui colecionando o que de interessante pude observar num recanto do ser. tão sanjoanense, onde me criei e vivo e por aqui mesmo espero findar. Talvez, leitor, não venha soar bem aos seus ouvidos algumas palavras ou termos da região. Tranquilamente, nada há de obsceno. Na hora que está em voga no teatro: Hair, Navalha na Carne, Depois da Queda e tantas outras peças que superlotam o recinto. Dirá você: Lá é recinto fechado. 
capa do livro


Muito bem, estou de acordo. E nas praias? Monoquines, nadaquines!... Poderá você ainda dizer: lá é praia, é calor e verão. Concordo!... E na sociedade? midi-saias e minissaias. Isto aqui na roça tem outro nome, sala de varrer terreiro, vestido canela de fora e por fim a saia do tudo à vista. Não sou tão quadrado como você pensa, estou de acordo com tudo isto. 

Afinal de contas a beleza precisa ser vista e a verdade deve ser dita Se eu não empregasse os termos, como ouvi e senti, confesso que não teria escrito, pois estaria traindo o leitor e, muito mais grave, traindo a mim mesmo Leia, sorria se quiser e guarde algo se puder.
JOSÉ ESTEVÃO E SUA ESPOSA



1 Comentários

OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO!