JOAQUIM GOMES CRESPO

  Homenagem de Antonio Gomes (tataraneto) a esse pioneiro e incansável e ilustre personagem de são Francisco do Itabapoana. JOAQUIM GOMES CRESPO. HOJE SEU NOME ESTA EM RUA.AV.E ESCOLA. nascido em 1874 nas cercanias de campos.ficou conhecido como Joaquim Compra Mundo. 


  Teve fazendas desde Campo passando por são João da Barra (antigo sertão) até Kennedy. Talvez vcs mais novos nunca ouviram falar apesar de seus sobrenomes Crespo ou Gomes ou Rangel.mas acreditem.esse foi o CARA. Faleceu em 1951.seu inventário só foi fechado recentemente. Mais de 100 filhos (entre legítimos ou não) entraram como herdeiros. Estima-se que chegou a ter mais de 10.000 alqueires de terras. 
   E começou do zero. Se vc conhece alguém dessas regiões com mais de 80 anos pergunte sobre. A pesquisa continua se alguém tem mais formações para enriquecer, entre em contato: ubsdesign@gmail.com
foto original

24 comentários

  1. Amigo meu Pai teve um Avô que se chamava Amaro Gomes Crespo, pode ser que eles eram parentes, irmãos?! Estou boba com tamanha semelhança com meu filho e meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joaquim Gomes Crespo era pai de Amaro Gomes Crespo(o 1°filho legítimo) e meu pai Jamir Araújo Gomes é filho do Amaro. Papai tem 84 anos.

      Excluir
    2. Dulce,Meu avô era Amaro Gomes Crespo. Se era seu avô,Vc é filha de quem?Aguardo.

      Excluir
    3. A minha avó de nome Santilha Gomes Crespo, ja falecida tinha um irmao chamado Amaro Gomes Crespo e suas irmâs era Temilda e Maria. Se Lguem souber alguma informação, agradeceria. .Todos

      Excluir
  2. Meu avô se chama Benedicto da Silva Crespo, filho de Torquato Crespo,filho de Augusto Crespo. Meu avô tinha uma tia chamada Úrsula Crespo. Meu vô Augusto tinha uma fazenda grande, era tropeiro e tinha armazém, era barbeiro e juiz de paz parece que em Capelinha, Campos dos Goytacazes.

    ResponderExcluir
  3. Joaquim Gomes Crespo é meu tio avô. É irmão de meu avô Francisco Gomes Crespo Sobrinho, filhos de José Gomes Crespo e Isabel Alves da Alexandria. Originalmente a família Gomes Crespo estabeleceu-se em São Sebastião e depois espalhou-se pela planície Goytacá. Saudações a todos.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai tem fotos do avô Joaquim e muitas histórias. Eu trabalhei no C. E. Joaquim Gomes Crespo. Meu nome é o mesmo da minha bisavó casada com o Joaquim .Meu email angelicamsgt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Marcos, papai disse q o Joaquim morreu em 1952 com 81 anos.

    ResponderExcluir
  6. Sou tataraneto de Joaquim Gomes Crespo,filho de Antônio Carlos Gomes Rangel(bisneto de Joaquim G.Crespo).Ele tem 73 anos e conta que o bisavô nasceu em Caitá(Degredo -Distrito de S.J.Barra),faleceu em 08/06/1952 e ele (Joaquim G.Crespo) era afilhado do Barão de Barcelos.Faleceu em Praça João Pessoa(S.F.Itabapoana).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém sabe a origem da família Crespo? A família do meu pai é de Campos e sei que a família Crespo está espalhada no norte do Estado ( Campos e Itaperuna) Acredito que seja a mesma de Gargaú. O nome do meu avô também é Joaquim Crespo . Moro em Niterói e se alguém tiver alguma informação agradeceria que compartilhasse. Meu e-mail é svcrespo@gmail.com.

      Excluir
  7. Eu sou William Crespo, sou bisneto de Joaquim Gomes Crespo, meu Pai Edejaldo Crespo é filho de João Batista Crespo, que é filho de Joaquim Gomes Crespo, moramos em São Mateus ES. Um abraço a todos e Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, William !
    Nossa família é bem grande!
    Sou neta de Benedicto da Silva Crespo, filho de Torquato Crespo, filho de Augusto Crespo. Eles eram fazendeiros, comerciantes de armazém de secos e molhados e tropeiros. Meu avô nasceu em Capelinha, Campos dos Goytacazes, quase na divisa com Espírito Santo. As histórias são muitas...

    ResponderExcluir
  9. Nossa estou impressionada com as historias,que bela foto seria hem,de todos os herdeiros juntos! estou apaixonada!

    ResponderExcluir
  10. A história desse grande homem é muito interessante. Sou neta dele. Meu pai é uns dos poucos filhos vivos, Manoel Silveira Gomes, hoje com 81 anos.
    Meu pai conta com muito entusiasmo as histórias do nosso avô.

    ResponderExcluir
  11. Emocionante a história de vida desse guerreiro.
    Sou neta dele, meu pai Manoel Silveira Gomes, hj com 81 anos, um dos poucos filhos vivos, conta até hoje as histórias do nosso avô com grande entusiasmo.
    Um homem batalhador e com um grande legado!
    Fez história

    ResponderExcluir
  12. Sou bisneta dele! Neta de Nailton da Silva Crespo. Se alguém tiver mais informações sobre ele ou sobre a origem da família Crespo, e quiser compartilhar vou ficar feliz! anna.crespo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Alguém conhece meu bisavô? O nome dele era José Gomes Crespo, morava em Campos. Seu filho (meu avô) era Domingos Gomes Crespo. Meu avô foi de Campos para o Rio. Meu pai nasceu em 1936 e hoje tem 82 anos. Eu tenho 38 anos. Sou Ivan Crespo

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ola!! Sou tetraneta de Joaquim Gomes Crespo. Prazer primos e primas!!

    ResponderExcluir
  16. Minha tataravó se chamava Remédios Gomes Crespo! Será que alguém sabe de algum possível parentesco?

    ResponderExcluir
  17. Meu pai é Antonino Gomes Crespo e por coincidência sou Joaquim Crespo. Possuo um grupo de desenvolvimento de sistemas chamado grupo@temtudo.com. Mei site é https://loja.temtudo.com lá tem um link para me chamar no char do whatsapp.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO!

My Instagram