CONSTRUÇÃO DE CARGUEIRO QUE FOI PARA GRÉCIA E SÍRIA TERIA SIDO UMA HOMENAGEM AO GRANDE VULTO DA HISTÓRIA SANJOANENSE E SANFRANCISCANA, SIMÃO MANSUR.

As histórias da navegação dos Rios Itabapoana e Paraíba do Sul são cheias de relatos e passagens heróicas da Companhia de Navegação de Simão Mansur. A história nos conta que Simão Mansur começou com o ofício de cabotagem por causa dos incentivos dados pelo Barão Von Kummer, que necessitava de tijolos para a construção de sua grande fábrica de farinha. Simão, viu o mercado promissor e começou a transportar os tijolos para Von Kummer e o seu negócio cresceu imensamente. Anos depois, com uma boa "esquadra", fez a economia da região crescer bastante.

Em relatos históricos, por questões políticas, o acusaram do caso de saque do navio "Serafim Donato", onde Simão conseguiu provar bravamente sua inocência. Simão sempre ajudava aos navios que encalhavam nas barras dos Rios Paraíba do Sul e Itabapoana, com seus rebocadores. Foi um vulto no combate das melhorias dos portos da região nas décadas de 30/40.
FONTE: Blog André Pinto



Blog de Andre Pinto
Blog de Andre Pinto

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO!

My Instagram