Coreto de Barra do Itabapoana Patrimônio Cultural - Bens Tombados em SFI

INAUGURAÇÃO DA ÁGUA EM BARRA 1981 CORETO DA IGREJA

Nome: Coreto na Praça de São Sebastião
Número do processo: E-18/300.288/85
O coreto, com sua tipologia arquitetônica característica, é um dos traços culturais mais simpáticos no rosto das pequenas cidades do interior fluminense e dos subúrbios cariocas. Simboliza o prazer e os sentimentos populares das mais diversas maneiras: como palanque de campanhas políticas e cerimônias religiosas, como centro do carnaval carioca de subúrbio e espaço para solenidades cívicas, mas sempre, fundamentalmente, como lugar da retreta com sua pequena banda, seus dobrados, valsas, polcas e maxixes. Surgiu na época da adoção do espírito romântico na concepção das praças, jardins e de seus equipamentos urbanos, destacando-se por seu aspecto pitoresco. Deve seus detalhes exóticos, muitas vezes, à importação de elementos fabricados em ferro em países como a Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha. O coreto foi erguido junto do rio Itabapoana, que constitui a divisa dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Seu aspecto gracioso é devido à delicadeza do guarda-corpo em cobogó de cimento e ao embasamento mais estreito que o corpo do coreto, que transmite uma certa leveza à construção.

Tombamento Provisório: 16.12.1985

Tombamento Definitivo:

Localizacão: Praça de São Sebastião em Itabapoana    , - _ - São Francisco de Itabapoana
Fonte: http://www.inepac.rj.gov.br/index.php/bens_tombados/detalhar/413

0 comentários: